segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Critérios para uma aprendizagem significativa

Diante de muitas, qual seria a função básica e essencial da escola? Sem falar na social, relacional, familiar... A função essencial da escola é a de ensinar. E como tem se tentado fazer isto!
Nunca debateu-se e investiu-se tanto em educação como agora! Nunca a educação foi tão vista, discutida, avaliada e analisada.
Para muitas crianças e jovens a escola é um lugar chato, de perda de tempo e descontextualizado da realidade. Não diferente, muitos professores queixam-se da apatia e pouca vontade dos alunos para aprender, se envolver nas aulas, produzir, criar...
Os alunos recebem de material escolar a “passe grátis” no transporte coletivo; de livros didáticos a uniformes; de almoço ou merenda (supervisionada por nutricionistas) a programas de incentivo (Bolsa Escola, Bolsa Família...).
Então, teoricamente temos um nível bem elevado de aprendizagem?
Infelizmente não! Algo se perdeu, não se encaixou, faltou.
Analisando a situação educacional escolar entende-se que, muitos são os fatores relevantes e essenciais para que o objetivo da escola seja atingido. Primeiramente, a criação e manutenção do vínculo afetivo entre professor e aluno precisa ser estimulada, pois quando este elo é construído, o aluno sente-se confiante e seguro para participar, expôr suas ideias, dúvidas e opiniões, num ambiente em que a segurança impera, o professor, também, trabalhará com mais prazer e vontade, pois sente a reciprocidade dos alunos.
Também a qualidade da mediação desenvolvida em sala de aula é outro fator essencial para que a aprendizagem ocorra, bem como o reconhecimento das fases do desenvolvimento humano. O professor que reconhece o aluno em todos os estágios e fases de seu desenvolvimento planejará sua mediação de acordo com tais, atuando de forma a envolver este aluno, a ajudá-lo a construir seu conhecimento com significância e critérios.
Este professor mediador promoverá uma aprendizagem significativa, pois tendo sua atuação embasada, planejada, provocará no aluno o desafio e o sentimento de necessidade (de estar junto, de se envolver, de participar, de aprender mais, de demonstrar o que aprendeu... ).
Outro fator primordial é a disciplina ou a ausência dela. Etimologicamente, disciplina vem da palavra “discípulo”, “aquele que aprende”. Portanto, percebe-se que disciplina está ligada à aprendizagem: para aprender é necessário disciplina ou um ambiente disciplinado.
A disciplina é uma construção cotidiana entre professor e alunos. Não é algo imposto verticalmente, nem de forma arbitrária.
Quando há uma junção dos outros fatores citados (vínculo afetivo e uma mediação de qualidade ) a disciplina flui, acontece na calma e na paz, sem alarde. O problema é que muitas vezes um dos fatores não foi bem construído, o professor não percebe esta fragilidade e tenta impor uma disciplina falsa, que não foi construída, sem significado.
Quando unimos estes fatores, nossa atuação fica rica, prazerosa, estimulante para nós professores e para nossos alunos, e a aprendizagem acontece, atendendo o objetivo primordial da escola, que é que os alunos aprendam.
FLÁVIA SAMPAIO

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Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!