quinta-feira, 9 de julho de 2009

Educação para o século XXI

Participei de uma fala em que a professora explanava sobre a preparação dos docentes para a educação do século XXI que, segundo a mesma, é holística, transcendental.
Esta educação é global, e não somente cognitiva, abordando os aspectos inteligíveis do ser humano, ou os aspectos mensuráveis do currículo.
Educação global para que possa atender e formar o sujeito integralmente, em todos os aspectos, sejam físicos, afetivos, relacionais e sociais...
Esta educação deve priorizar a formação do sujeito para viver e conviver com seu semelhante de forma harmoniosa, respeitando-o e respeitando-se, valorizando-o e valorizando-se.
Hoje vemos jovens que não sabem conviver, não aceitam opiniões divergentes das suas, não interagem com o outro, são agressivos nas ações e nas falas. É uma pena!
O que percebe, é a grande quantidade de conteúdos curriculares que é trabalhada com o aluno, mas este até assimilou e não sabe onde, como e quando usá-los. Isto é o resultado de uma educação bancária, conforme apregoava nosso querido Paulo Freire.
Percebe-se que, se priorizar os valores, os sentimentos, a convivência, o “saber-fazer” virá, acontecerá na interação com o professor, com o amigo mais próximo ou com o grupo, e aí, este será mais vivo, mais útil, mais prazeroso.
Esta construção o ajudará ouvir, aceitar e entender o outro, sendo, também, ouvido, aceitado e entendido pelo mesmo, bem como respeitado por ele. Isto é convivência! Isto é construção do conhecimento harmoniosa. Isto é educação para a sensibilidade e para o século XXI.

FLÁVIA SAMPAIO

3 comentários:

  1. Oi, Flávia. Passando aqui pra avisar que amanhã (20/7) farei palestra aos profs da rede publica estadual aqui da região, sobre "a informática como recurso pedagógico". Dentre algumas coisas, divulgarei alguns blogs q considero essenciais aos educadores, e claro, está o seu. Bom, amiga, foi só uma visita breve. Outra hora volto com mais tempo. Um abraço, Zé.

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  2. Oi Flávia...ainda estamos um pouco (ou melhor, muito...) longe de transformarmos a escola em uma instituição EDUCACIONAL de fato.
    Privilegiamos os conteúdos, sob pena de não possibilitar às crianças o domínio de seu próprios saberes e habilidades.
    É...muito longe de transformarmos a escola num espaço de aprendizagem: por enquanto ela é um espaço de "ensinagem", quando não de "arcaica e improdutiva: ensinagem".
    Mas não considero esta "distância" como sinônimo de "impossibilidade, não!
    É uma curva a mais que teremos que percorrer.Seremos capazes?... eu espero que sim.
    Abraços e até mais.

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  3. Karyne...
    Acredito nas possibilidades da educação também. Procuro pensar e trabalhar mais sobre estas do que as dificuldades.
    Infelizmente as escolas focam sua atuação no ensino (ou ensinagem) e não na aprendizagem... Os professores têm como função "dar aulas" e não ensinar verdadeiramente, importando se o mesmo atingiu seu objetivo, a aprendizagem.
    Pois é amiga, ainda temos um loooongo caminho pela frente, mas é possível!
    Gostei muito de seu comentário! Obrigada e volte sempre.
    Até

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Professor

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Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!