domingo, 27 de setembro de 2009

AS POSSIBILIDADES DO IMPOSSÍVEL

Promover a educação por meio do diálogo é muitas vezes tido como utopia, um sonho impossível...

Mas, quem seríamos nós se não acreditássemos nos sonhos?
Quantas pessoas, desde os primórdios, acreditaram nas possibilidades de seu sonho e o transformou em realidade? Santos Dumont, Albert Einstein, Beethoven que, mesmo surdo ouvia seu sonho clamar por realização...
Muitas vezes desanimamos de lutar por um ideal por percebê-lo impossível ou difícil de acontecer... Ou mais, por não termos parceiros para dividí-lo, nem sua realização.
O desânimo já está tão enraizado em nossa vida que acaba interferindo em nossas atitudes e crenças. E é através da crença, da fé, que as realizações acontecem e surpreendem, a nós mesmos, e ao outro.

É por crer em algo que temos coragem para buscar subsídios para concretizá-lo.

Acredito nas possibilidades do impossível! Acredito numa educação em que o diálogo se faça presente em todas as instâncias, estimulando as partes a crescerem; incitando a curiosidade e a troca de saberes; promovendo um ambiente em que a confiança e a seguança são estimulados. E isto é uma impossibilidade possível.

O impossível possível na educação é o bem querer, é a amorosidade (que difere de melosidade) no trato com os alunos e suas aprendizagens.

É através desta amorosidade que abandonaremos a postura de falar a e adotaremos o falar com. Pois o “falar a” é vertical e impede a reciprocidade: Eu falo a você. Ou : Você me escuta.

Já o “falar com” é horizontal, todas as partes se encontram no mesmo patamar. E, se “falamos com”
o aluno, damos abertura para que ele “fale conosco”. Há reciprocidade. Isto é o diálogo verdadeiro.
E quando o diálogo acontece, sentimentos de confiança, respeito e segurança são estimulados, promovendo ou impulsionando a aprendizagem.

Quando o professor acreditar que é possível ter uma educação verdadeira e de qualidade, num ambiente saudável e harmonioso, esta utopia abandonará este título e passará a ser chamada de “POSSIBILIDADE”.

Um comentário:

  1. Olá Flávia

    Fiquei encantada pelo conteúdo do seu blog e principalmente por este post.
    É muito bom saber que há pessoas que estão pensando em uma educação voltada para os laços dos sentimentos, para o desenvolvimento dos bons sentimentos e do diálogo.

    Fiquei muito feliz por ter encontrado o seu blog. Parabéns pelo conteúdo que com certeza é uma referência para mim e para a minha editora que também acredita em uma educação que impulsione a aprendizagem através do bem querer.

    Abraços
    Milena Barbosa
    Editora Artpensamento

    ResponderExcluir

Professor

Professor
Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!