quinta-feira, 16 de abril de 2009

Professauro

Na nova realidade, o professor que não se adequar, não falar a mesma língua, não contemplar tecnologias atuais e atividades que incitam o pensar, corre um grande risco de se tornar obsoleto, ultrapassado, um” professauro”.

6 comentários:

  1. Oi, Flávia. Tenho essa mesma opinião, amiga, a respeito disso. Há professores que se recusam a se atualizar, e não falo apenas de TICs, de informática, de tecnologia em geral. Digo eu se atualizar na própria proofiissão. Continuam presos a receita de bolo, ao livro didático de antigamente, aos cadernos amarelados... Obama disse, e to sempre lembrando: O mundo mudou e nós precisamos mudar. Digo mais, a educação mudou. Hj o aluno também ensina (principalmente no que se refere a tecnologia), mas parte dos educadores se recusa a entender isso, de que precisa reavaliar a sua postura diante da classe. Classe no sentido de turma, alunado, e classe diante da categoria profissional.
    O professauro pra mim é aquelle que quando lhe colocam diante de um PC, parece que está diante de uma bomba relógio prestes a explodir e ele não sabe qual fio cortar... Na dúvida, ele foge pra longe, como medo da explosão... Professauro é aquele que ainda acha que domina a informação, sem dar-se conta que hoje o que vale é o conhecimento, e esse pode ser de mão dupla, e não mais de mão única. O professor é o verbo e o aluno o complemento nominal ou o agente da passiva. Ih, filosofei demais. Mas não tem jeito mesmo, já nos alertou Charles Darwin quase 2 séculos atrás: "Não é a espécie mais forte que sobrevive,
    tampouco a mais inteligente.
    É a mais adaptável às mudanças."
    No ano que se comemora os 200 anos da teoria da origem das espécies, alguns "professauros" deveriam ler essa máxima de Darwin e refletir profundamente sobre isso. Uma grande reflexão tua, amiga, ainda que em um texto curto. Um abraço, Zé

    ResponderExcluir
  2. Zé, concordo em gênero,número e grau...E digo mais, Professauro é aquele que se julga detentor de todo o conhecimento, de todo o saber; é aquele que não muda suas ações, ficando somente na reprodução de atitudes excessivamente ultrapassadas, sem intenção, sem objetivo ( é o "fizeram comigo, então tb o farei")... É aquele que não ouve o aluno, não o interroga e, juntos constróem conceitos e aprendizagens... Nem me arrisco a falar sobre a utilização das TIC's, pois o professauro não aceita sequer a fazer uso de uma música, de um filme, de um programa, qto mais um PC... Infelizmente.
    E, agindo desta forma, vários professores se tornam professauros, transformando a sala de aula em um lugar de tortura, de silêncio imposto, fora do mundo.
    Infelizmente!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, o professauro é conservador, tão conservador em seus princípios como aquele mosquito "conservado" dentor de um âmbar, no filme Jurassic Park, que é trazido á vida, por conta da ciência e a tecnologia (ou m,elhor, a ficção científica). Vejo professauros quando impedem o aluno de entrar em sala de aula por conta de uniforme (ou falat de...), por usar boné, por mascar chicletes, usar piercing e outras coisas que não o impedem de aprender. Essa postura dominadora ainda presente em muitos professores e extinta nos verdadeiros educadores, ainda resiste a mudança do tempo, do clima, das relação interpessoais... Bah, amiga, esse noss pequeno debate vai gerar em breve um artigo lá no LV. hehehehe. Um abração, Zé.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flávia, preparando pra postar algo a respeito do assunto "Professauro" no meu blog LV, eis que pesquisando no You Tube algum vídeo ilustrativo, eis que acho algo que irás gostar. Veja o endereço abaixo. heheheheh
    A prova de que os professauros não foram extintos. hehe. Um abração, amiga.
    http://www.youtube.com/watch?v=bisZ-V-AWY4

    ResponderExcluir
  5. Olá Flávia!!!
    Seu blog é muito interessante, questionador!
    Pois é, e quantos milhares destes "professauros" existem bem pertinho da gente, ali na sala ao lado, padronizando, eletizando, classificando, massificando a vida, os alunos, o conteúdo, a avaliação...discrentes (ou displicentes) de seu papel.
    E o que fazer??
    Será que o "mundo da educação" vai tratar da extinção?
    Há formas de mutação?
    Adaptação, quem sabe?
    Ou estamos condenados a conviver com eles e os alunos a sobreviver apesar deles?
    Professaouros deviam hibernar...quem sabe? Por longos milhares de anos, hehehe!!!
    Abraços, karyne noemy.

    ResponderExcluir
  6. Oi Karyne...
    Volte sempre! Vc é muito bem vinda!!!
    Infelizmente, ainda temos que conviver com os professauros!
    Mas, há uma luz no fim do túnel: eles podem ser extintos!!!
    Um abraço grande

    ResponderExcluir

Professor

Professor
Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!