sexta-feira, 3 de abril de 2009

Aluno pensante

Participei de uma palestra à qual o palestrante falava sobre a formação de um sujeito crítico, pensante, atuante, ator principal de sua história.
É de longa data tal afirmação... Não é uma fala atual, inovadora. Nós, educadores, realmente queremos que nossos alunos, ao passarem por um período de formação que é o período escolar, saiam capacitados para viver sua cidadania com plenitude, que saiam pensantes por si só, que consigam entender nas entrelinhas, que interpretem fatos de seu cotidiano com clareza e desenvoltura, que tenham acesso às novas tecnologias e filtrem o que é relevante para sua vida.
Isto é fato! Realmente é o que todos nós queremos. Mas, infelizmente, não sabemos como lidar com este novo aluno que quer isto tudo, que participa ativamente da vida e da realidade.
Queremos que o aluno seja pensante e crítico, mas, quando ele fala sobre sua experiência ou um fato ocorrido em seu dia a dia, rapidamente o cortamos, pois aquela não é a hora de falar... E qual será a hora? Qual é a hora do aluno falar e não do professor?
O Profº. Júlio Furtado, mestre em Educação, elencou em uma de suas numerosas palestras que professor tem mania de falar, de explicar, de ensinar, impedindo que o aluno fale e aprenda. Ele não oportuniza situações em que o aluno, através de sua interação com os demais, sua fala e a conexão com as estruturas de pensamento produza aprendizagem, construa conhecimento. Infelizmente, talvez o professor nem saiba disto, o professor ensina e o aluno não aprende, pois não ocorreu uma construção. O conhecimento veio verticalmente, como uma verdade absoluta, impedindo que o aluno a testasse, analisasse com suas aprendizagens prévias e as conectasse a estas.
Se queremos um cidadão atuante, pleno, temos que investir na formação de nossos alunos hoje, agora, propondo atividades significativas, instigadoras, que estimulem o pensar e o agir. Precisamos investir na fala, no pensamento... Para isto, devemos instigar o aluno com situações que favoreçam a socialização de saberes como o trabalho em grupo, a construção, o diálogo e a escuta.
FLÁVIA SAMPAIO

2 comentários:

  1. Oi, Flávia. Indiquem teu blog e coluna na Folha do Interior aos leitores do meu blog Letra Viva, e ainda coloquei um link para blogs educacionais no LV. Gostei do artigo também. Parabéns pelo trabalho. Um abraço, Zé Roig.

    ResponderExcluir
  2. Flavia, mais uma postagem interessante. Concordo em gênero, número e grau.
    Gostaria sim de receber teus textos. São críticos e motivadores. Meu email é joseroig7@hotmail.com (msn). Visitarei teu blog mais vezes sim. Um abraço, Zé

    ResponderExcluir

Professor

Professor
Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!