sexta-feira, 27 de março de 2009

ABERTURA DOCENTE PARA A AFETIVIDADE

Segundo o Dicionário de Língua Portuguesa Aurélio, afetividade é um conjunto de fenômenos psíquicos que manifestam sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor, insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.
A palavra afeto ( afetar, tocar ) constitui o elemento básico da afetividade.
Na psicologia, os afetos se efetivam através do meio externo, dos contatos interpessoais e de estímulos, aos quais são atribuídos significados agradáveis ou desagradáveis.
Wallon ( 1971 ), médico e filósofo, ressalta que o indivíduo é formado por múltiplos aspectos: biológicos, motores, cognitivos e afetivos. E, para que o desenvolvimento deste indivíduo aconteça de forma saudável, todos estes aspectos devem ser valorizados e estimulados.
O autor criou a Psicogênese da Pessoa Completa, que é a junção destes aspectos formando o eu, a pessoa.
Mesmo com estudos sobre a importância da afetividade nas relações sociais e na formação da pessoa, muitos educadores preferem marginalizar tal aspecto, desconsiderando sua relevância e sua influência.
A afetividade apresenta uma ligação direta com a cognição e, conseqüentemente com a aprendizagem, conforme ressalta o autor.
No ambiente escolar, ela impulsiona a aprendizagem à medida que oferece sentimentos de segurança e confiança, pois o professor que se abre para os aspectos afetivos, promove que tais sentimentos fluem na relação com seu aluno e, desta forma, com o aluno sentindo-se seguro e confiante, arriscando-se a investir em si próprio, constrói seu conhecimento e impulsiona seu sentimento de competência.
O professor que se abre para a afetividade, estimula uma relação pautada no respeito, na segurança e na coragem, preparando o aluno para viver e conviver com seu semelhante desta mesma forma.
Flávia Sampaio

3 comentários:

  1. Parabens pelo texto. O vinculo afetivo é um dos principais fatores qeu facilitam a aprendizagem. Um abraço professora!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flávia. Sou colega da Elis, como educador e no projeto literário REM - Rápido Movimento do Olhar. Por conta de sua mensagem deixada lá, vim conhecer teu blog e gostei das postagens. Concordo com teu texto e com o comentário do Marcos, acima. A afetividade é essencial no processo de ensino-aprendizagem, seja em casa,seja na escola. E os problemas que repercutem na escola são muitas vezes fruto dessa falta de afetividade no lar que replicam na escola. Vou voltar mais vezes. Parabéns pelo blog e pelo trabalho. Um abraço, Zé Roig.
    http://letravivadoroig.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É o que eu sempre digo: SEM AFETO NÃO HÁ SUCESSO! Parabéns, Flavia. Continue escrevendo e contribuindo.

    ResponderExcluir

Professor

Professor
Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!