Promover a educação por meio do diálogo é muitas vezes tido como utopia, um sonho impossível...
Mas, quem seríamos nós se não acreditássemos nos sonhos?
Quantas pessoas, desde os primórdios, acreditaram nas possibilidades de seu sonho e o transformou em realidade? Santos Dumont, Albert Einstein, Beethoven que, mesmo surdo ouvia seu sonho clamar por realização...
Muitas vezes desanimamos de lutar por um ideal por percebê-lo impossível ou difícil de acontecer... Ou mais, por não termos parceiros para dividí-lo, nem sua realização.
O desânimo já está tão enraizado em nossa vida que acaba interferindo em nossas atitudes e crenças. E é através da crença, da fé, que as realizações acontecem e surpreendem, a nós mesmos, e ao outro.
É por crer em algo que temos coragem para buscar subsídios para concretizá-lo.
Acredito nas possibilidades do impossível! Acredito numa educação em que o diálogo se faça presente em todas as instâncias, estimulando as partes a crescerem; incitando a curiosidade e a troca de saberes; promovendo um ambiente em que a confiança e a seguança são estimulados. E isto é uma impossibilidade possível.
O impossível possível na educação é o bem querer, é a amorosidade (que difere de melosidade) no trato com os alunos e suas aprendizagens.
É através desta amorosidade que abandonaremos a postura de falar a e adotaremos o falar com. Pois o “falar a” é vertical e impede a reciprocidade: Eu falo a você. Ou : Você me escuta.
Já o “falar com” é horizontal, todas as partes se encontram no mesmo patamar. E, se “falamos com”
o aluno, damos abertura para que ele “fale conosco”. Há reciprocidade. Isto é o diálogo verdadeiro.
E quando o diálogo acontece, sentimentos de confiança, respeito e segurança são estimulados, promovendo ou impulsionando a aprendizagem.
Quando o professor acreditar que é possível ter uma educação verdadeira e de qualidade, num ambiente saudável e harmonioso, esta utopia abandonará este título e passará a ser chamada de “POSSIBILIDADE”.
Pedagoga com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Especialista em Gestão Escolar Administrativa e Pedagógica, Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada pelo ICELP-The International Center for the Enhancement of Learning Potential de Jerusalém, Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI 1,2 e 3, Orientadora Pedagógica, Professora, Colunista de Jornal e Pesquisadora.
Olá Flávia
ResponderExcluirFiquei encantada pelo conteúdo do seu blog e principalmente por este post.
É muito bom saber que há pessoas que estão pensando em uma educação voltada para os laços dos sentimentos, para o desenvolvimento dos bons sentimentos e do diálogo.
Fiquei muito feliz por ter encontrado o seu blog. Parabéns pelo conteúdo que com certeza é uma referência para mim e para a minha editora que também acredita em uma educação que impulsione a aprendizagem através do bem querer.
Abraços
Milena Barbosa
Editora Artpensamento