segunda-feira, 21 de março de 2011

Curso Mediação da Aprendizagem

Inicia-se nesta 2ª feira, dia 21/03, o curso Mediação da Aprendizagem como objetivo Instrumentalizar professores, pedagogos e educadores a atuar de maneira significativa e mediadora, entendendo que a mediação é uma forma especial e intencional de interação entre os sujeitos, bem como perceber os fatores que interferem positiva ou negativamente na mesma.
Ver: http://www.gpeconline.com.br/informativos/mediacao.htm

quinta-feira, 10 de março de 2011

O mediador é o sujeito que se interpõe intencionalmente entre o aprendiz e o mediado.

AFETIVIDADE EM SALA DE AULA


                                         
Atualmente, muito se tem discutido e debatido sobre educação, e, com ela abre-se os debates para as questões afetivas estimulando e promovendo a aprendizagem.
Segundo o dicionário de Língua Portuguesa, afetividade significa um conjunto de fenômenos psíquicos que manifestam sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor, insatisfação, de agrado ou desagrado, de alegria ou tristeza.
O afeto, palavra que se origina do latim (afetar, tocar) é o elemento básico da afetividade, apresenta-se como manifestações dos sentimentos  e se desenvolve na interação com o outro.
É através desta interação que o indivíduo recebe e doa afeto e, consequentemente, manifesta seus sentimentos.
No aspecto pedagógico, as relações afetivas que são estabelecidas entre professor e aluno criam um “campo” ou “vínculo” que estimulará e fornecerá condições para o desejo de aprender, sejam quais forem os conteúdos.
É através do vínculo estabelecido nesta relação, que o aluno transferirá ao professor seus valores e sentimentos, colocando-o em uma aura especial, como um ser especial, uma autoridade.
Diante disto, então, percebe-se que o professor ocupa um lugar de extrema importância nesta relação, pois cria situações afetivas objetivando, não só promover a aprendizagem, mas ajudar o aluno  a desenvolver-se em um ambiente de confiança, segurança e respeito.
Para tal, este professor deve abrir-se para que as situações afetivas aconteçam em sala de aula, escutando, tocando, olhando, estimulando, respeitando e dialogando com seus alunos e alunas.
Muitas pessoas  confundem afetividade com “melosidade”. Diferentemente deste, afetividade é o compromisso docente, é a preocupação com o aluno, é o bem querer, é o comprometimento com uma educação que forme o indivíduo para viver e conviver na sociedade de forma autônoma.
O professor que permite que o afeto flua no ambiente da sala de aula, compromete-se com o desenvolvimento global de seu aluno e que, refletirá em toda a existência deste aluno(ser na essência e sujeito em formação).
Na relação professor e aluno perpassam muito mais que conteúdos pré estabelecidos, transitam valores, sonhos, estímulos, sentimentos, alegria... e o professor de posse do reconhecimento que os vínculos afetivos promovem, oportuniza o desenvolvimento do autoconceito positivo deste aluno e, com isto, potencializa seu sentimento de competência.
FLÁVIA SAMPAIO
Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada pelo ICELP de Israel, Especialista em Gestão Escolar, Pedagoga, Professora de Cursos de Pós Graduação, Colunista e palestrante.

Professor

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Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!