domingo, 27 de setembro de 2009

AS POSSIBILIDADES DO IMPOSSÍVEL

Promover a educação por meio do diálogo é muitas vezes tido como utopia, um sonho impossível...

Mas, quem seríamos nós se não acreditássemos nos sonhos?
Quantas pessoas, desde os primórdios, acreditaram nas possibilidades de seu sonho e o transformou em realidade? Santos Dumont, Albert Einstein, Beethoven que, mesmo surdo ouvia seu sonho clamar por realização...
Muitas vezes desanimamos de lutar por um ideal por percebê-lo impossível ou difícil de acontecer... Ou mais, por não termos parceiros para dividí-lo, nem sua realização.
O desânimo já está tão enraizado em nossa vida que acaba interferindo em nossas atitudes e crenças. E é através da crença, da fé, que as realizações acontecem e surpreendem, a nós mesmos, e ao outro.

É por crer em algo que temos coragem para buscar subsídios para concretizá-lo.

Acredito nas possibilidades do impossível! Acredito numa educação em que o diálogo se faça presente em todas as instâncias, estimulando as partes a crescerem; incitando a curiosidade e a troca de saberes; promovendo um ambiente em que a confiança e a seguança são estimulados. E isto é uma impossibilidade possível.

O impossível possível na educação é o bem querer, é a amorosidade (que difere de melosidade) no trato com os alunos e suas aprendizagens.

É através desta amorosidade que abandonaremos a postura de falar a e adotaremos o falar com. Pois o “falar a” é vertical e impede a reciprocidade: Eu falo a você. Ou : Você me escuta.

Já o “falar com” é horizontal, todas as partes se encontram no mesmo patamar. E, se “falamos com”
o aluno, damos abertura para que ele “fale conosco”. Há reciprocidade. Isto é o diálogo verdadeiro.
E quando o diálogo acontece, sentimentos de confiança, respeito e segurança são estimulados, promovendo ou impulsionando a aprendizagem.

Quando o professor acreditar que é possível ter uma educação verdadeira e de qualidade, num ambiente saudável e harmonioso, esta utopia abandonará este título e passará a ser chamada de “POSSIBILIDADE”.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Site Conteúdos Educacionais

A tecnologia e a educação de mãos dadas



Professores antenados com seu tempo, alunos mais motivados em aprender e escolas prontas para os desafios do século XXI. Com esses três objetivos em mente, a Microsoft, por meio da Iniciativa Parceiros na Aprendizagem, vem desde 2003 desenvolvendo Programas Educacionais para apoiar a educação com práticas inovadoras nas quais a tecnologia propicia avanço tanto nos processos de ensino-aprendizagem quanto na gestão escolar.



Para implementar os Programas Educacionais, a Microsoft tem realizado parcerias com universidades e instituições que se destacam no estudo e aplicabilidade do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para intensificar a inclusão digital e social.



Agora, essa experiência acumulada está à disposição de escolas e professores interessados em renovar sua prática pedagógica. Todos os conteúdos dos Programas Educacionais Microsoft (apostilas, livretos, vídeos, sites, cursos e produtos voltados à educação) estão reunidos em um mesmo espaço: o site Conteúdos Educacionais - www.conteudoseducacionais.com.br



Os conteúdos estão disponibilizados gratuitamente, bastando apenas se cadastrar para fazer download dos Programas que mais interessarem.



Esses materiais estão distribuídos por áreas de interesse:



Escolas Inovadoras

Alfabetização Digital

Comunidade Conectada

Programa Escolas de Tecnologia Inovadora

Programa Escolas Inovadoras – Lumiar

Segurança na Web

Programa Escola Digital



Educadores Inovadores

Alfabetização Digital

Currículo Educacional

Objetos de Aprendizagem

Office Online

Princípios de Aprendizagem

Programa Aprender em Parceria

Programa de Acessibilidade

Programa Desafio Digital

Programa Gestão Escolar e Tecnologias

Segurança na Web

Software Microsoft® Matemática



Alunos Inovadores

Alfabetização Digital

Office Online

Princípios de Aprendizagem

Programa Aluno Monitor

Segurança na Web



Dessa forma, educadores de todo Brasil podem acessar estes recursos, que irão contribuir para estimular suas habilidades pedagógicas, para que seus alunos aprendam mais e melhor e, assim, ajudar a desenvolver cada vez mais a educação brasileira.

Professor

Professor
Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!