quinta-feira, 9 de julho de 2009

Educação para o século XXI

Participei de uma fala em que a professora explanava sobre a preparação dos docentes para a educação do século XXI que, segundo a mesma, é holística, transcendental.
Esta educação é global, e não somente cognitiva, abordando os aspectos inteligíveis do ser humano, ou os aspectos mensuráveis do currículo.
Educação global para que possa atender e formar o sujeito integralmente, em todos os aspectos, sejam físicos, afetivos, relacionais e sociais...
Esta educação deve priorizar a formação do sujeito para viver e conviver com seu semelhante de forma harmoniosa, respeitando-o e respeitando-se, valorizando-o e valorizando-se.
Hoje vemos jovens que não sabem conviver, não aceitam opiniões divergentes das suas, não interagem com o outro, são agressivos nas ações e nas falas. É uma pena!
O que percebe, é a grande quantidade de conteúdos curriculares que é trabalhada com o aluno, mas este até assimilou e não sabe onde, como e quando usá-los. Isto é o resultado de uma educação bancária, conforme apregoava nosso querido Paulo Freire.
Percebe-se que, se priorizar os valores, os sentimentos, a convivência, o “saber-fazer” virá, acontecerá na interação com o professor, com o amigo mais próximo ou com o grupo, e aí, este será mais vivo, mais útil, mais prazeroso.
Esta construção o ajudará ouvir, aceitar e entender o outro, sendo, também, ouvido, aceitado e entendido pelo mesmo, bem como respeitado por ele. Isto é convivência! Isto é construção do conhecimento harmoniosa. Isto é educação para a sensibilidade e para o século XXI.

FLÁVIA SAMPAIO

Professor

Professor
Os valores estão deturpados... pais, filhos e professores estão sem saber o que é pertinente a cada um!